Sul da Bahia sujeito a temporais no fim de semana, prevê meteorologia

Despreparada, cidade sempre sofre com fortes chuvas
Arquivo/Maurício Maron

Vários estados da Região Nordeste vêm tendo eventos de chuva forte e volumosa nos últimos dias. A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - vem atuando com força sobre a faixa norte do Nordeste neste início de março. Além disso, a circulação dos ventos sobre Brasil estimulou o aumento das áreas de instabilidade sobre a Bahia. 

Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte registraram chuva volumosa nos últimos dias. A chuva caiu forte inclusive em capitais. Em Fortaleza, capital do Ceará, o INMET registrou 71,6 mm entre os dias 1 e 2 de março. São Luís, capital do Maranhão, teve 57,2 mm entre os dias 2 e 3 de março. Na Bahia, a região de Luiz Eduardo Magalhães recebeu 100,2 mm entre os dias 2 e 3 de março.

Pela medição do INMET, volumes de chuva observados no Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco estão entre os 10 mais elevados do Brasil no período de 24 horas entre 9 horas do dia 3 e 9 horas de 4 de março de 2020.

Os próximos dias são de alerta para chuva forte e volumosa sobre áreas de vários estados da Região Nordeste. Até o domingo, 8 de março, não há previsão de chuva apenas para poucas áreas no leste do Nordeste.

Entre a sexta-feira e o domingo, 8 de março, os estados do Maranhão e Piauí, e também o oeste e o sul da Bahia estarão entre as regiões mais sujeitas a temporais.

A faixa litorânea entre Sergipe e Pernambuco, incluindo as capitais Aracaju, Maceió e Recife não devem ter problemas com a chuva nos próximos dias. O sol predomina nestas regiões.

O mapa mostra uma estimativa de volumes de chuva para o período de 4 a 8 de março de 2020, do modelo atmosférico global GFS. As cores representam o acumulado total para este período. Os tons de laranja representam volumes de 80 mm a 150 mm, para o período de 5 dias. Este mapa é uma estimativa feita em 4/3/2020 e poderá sofrer mudanças nas análises dos próximos dias.